Vale a pena comprar notebook 2 em 1? Benefícios e Desvantagens

A cada dia, os computadores vão perdendo mais espaço entre os brasileiros. As máquinas consideradas “desktop” ou computadores de mesa já não estão mais no topo de preferência no território nacional. E, por isso, muita gente se pergunta se vale a pena investir em um notebook 2 em 1.

Este é o seu caso? Então, este artigo foi feito especialmente para você e para acabar com as suas dúvidas. Afinal, muitos usuários já aposentaram os seus modelos tradicionais de computadores e estão migrando para os notebooks em busca de liberdade e mobilidade.

A prova disto pode ser constatada na Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde 2014, os computadores deixaram de ser os queridinhos dos brasileiros e foram superados pelos mais variados dispositivos móveis.

Mas, vale salientar que cada um possui necessidades variadas para utilização no dia a dia. E isso faz com que se precise analisar se estes aparelhos vão dar conta de sua demanda. Confira algumas vantagens e desvantagens para te auxiliar no momento de tomar a decisão! Vamos nessa?

Vantagens e desvantagens de apostar em um Notebook 2 em 1

Antes de tudo, é indispensável frisar que o Notebook 2 em 1 ou computador portátil é um equipamento diferenciado.

Separamos alguns prós e contras para te ajudar na hora de escolher. Mas antes é importante lembrar que estes modelos especiais de computador portátil também são conhecidos por outros nomes no mercado nacional, você pode ouvir falar de: conversíveis, híbridos ou notebooks com tela touch.

Vantagens de um notebook 2 em 1

1 – Tela

De modo geral, esse estilo de máquina chega até o consumidor com um diferencial bastante visível: a tela touchscreen. Isso significa que a sua tela é sensível ao seu toque e ainda possui uma abertura de 360º. Essa característica fornece milhares de maneiras para utilização, otimizando seus afazeres.

Vale salientar que você pode utilizar o notebook de forma habitual, mas também abrindo mão do convencional com tela e teclado. De acordo com as empresas fabricantes deste modelo, existem quatro modos com nomes já bem conhecidos.

Os principais modos são: o modo tablet, o modo notebook tradicional, o modo tenda / cabana e o Modo Display / Apresentação. Algumas destas inovações tendem a trazer agilidade e até facilidade para as suas tarefas cotidianas. Às vezes, vale a pena sair do convencional e explorar novas possibilidades.

2 – Variedade

Com uma base bem estabelecida nos quatro estilos de utilização citados anteriormente, o notebook 2 em 1 é um equipamento extremamente versátil. Essa particularidade faz com que seja possível adaptar a máquina aos mais variados momentos do dia a dia do seu usuário.

Sendo assim, o conforto e a comodidade do usuário são levados a um outro nível em função da abertura 360º.

3 – Mobilidade

Trabalhar, estudar, se divertir ou interagir com os seus amigos sem limitação de lugar. Isso acontece com o notebook 2 em 1 por causa da liberdade de mobilidade. Tudo porque essa máquina possui dimensões bem mais compactas.

O objetivo destes detalhes no tamanho se deve à preocupação tanto no uso, quanto no deslocamento. Normalmente, o brasileiro adquire um notebook para poder ir e vir com esse equipamento com facilidade. E é justamente isso que ocorre com esse modelo.

3 – Leveza

A partir do conceito apresentado no tópico anterior, é lógico que o notebook 2 em 1 também tende a ter um peso inferior. Basicamente, um equipamento mais leve que a média faz com que o usuário possa circular sem limitações e resolva pendências profissionais e pessoais.

4 – Interação com App

Em função da tela touch, há novas maneiras de integrar os aplicativos instalados no aparelho. No entanto, essa utilização é algo bastante particular.

5 – Design

Diversos equipamentos demandam zelo extra no acabamento visando deixar a sua utilização ainda mais simples. Neste tipo de notebook, esses detalhes são extremamente sofisticados e de bom gosto.

6 – Bateria

Já que você contará com mobilidade e um notebook 2 em 1 mais leve que a maioria, a bateria também deve ser diferenciada. Outro item que compensa o investimento se refere a autonomia. Através de uma configuração correta, você consegue obter uma duração de bateria prolongada para utilizar o seu notebook.

Desvantagens de um Notebook 2 em 1

Embora conte com diversos benefícios, o notebook 2 em 1 também possui alguns fatores negativos. É preciso salientar que esses pontos ainda variam de acordo com a marca, o modelo e as configurações do produto em questão.

1 – Valor

Em função das vantagens listadas anteriormente e de todos os recursos, o notebook 2 em 1 pode sair mais caro. Em comparação com equipamentos convencionais, esse equipamento pode exigir um investimento maior.

2 – Rendimento

Tudo depende do modelo adotado, só que há alguns detalhes de configuração mais simples.

3 – Armazenamento

Conforme a configuração escolhida, o notebook 2 em 1 tende a possuir armazenamento reduzido. Esse espaço de SSD ou HD podem ser inferiores à média de outras máquinas.

4 – Modo Tablet

O fato é que você pode usá-lo em vários modos diferentes, só que se torna complicado sustentá-lo na palma da mão. O uso ao estilo “iPad” não é confortável com o decorrer do tempo.

Com a presença de teclado e todos os recursos, deixá-lo nas mãos desgasta muito mais. Sendo assim, o ideal é fazer as suas atividades em cima de uma mesinha ou adotando as outras formas.

Vale a pena apostar em um notebook 2 em 1?

A verdade é que esse modelo é bastante estiloso visualmente e fornece a disponibilidade que muita gente busca. No entanto, é indispensável ter cautela para não cometer nenhum erro. É recomendado sempre avaliar quais são as suas necessidades. Afinal, a máquina deve resolver os seus problemas!

Visite a  Login Informática, e encontre o equipamento perfeito para o seu dia a dia! Vem com a gente!

Gostou? Compartilhe ;)