Mais da metade dos usuários que possuem PC no Brasil também contam com o auxílio de um notebook (segundo pesquisa da empresa CVA Solutions), sendo comum se deparar com problemas como notebook desliga sozinho.

Seu notebook desliga sozinho? Veja os motivos

Quem passa longas horas diante de um notebook, seja a trabalho ou a lazer, pode já ter se deparado com a seguinte cena: Na hora de salvar um documento importante, ou um jogo, o notebook desliga sozinho e você pode se ver envolvido em um problema sério e ao mesmo tempo com um sentimento de frustração.

Se você se identificou com essa história, separamos alguns motivos que podem estar provocando esse problema. Vale ressaltar, que há casos em que é necessário buscar ajuda de um profissional, principalmente se todas as tentativas não derem certo.

Memória Ram com problema é um dos motivos do notebook desliga sozinho

Seu notebook desliga sozinho? Veja os motivos

Mesmo não sendo especialista no assunto é muito provável que você já tenha visto em algum lugar o termo Memória Ram, uma vez que ela é essencial em qualquer computador, inclusive no notebook. Para se ter uma ideia do quanto ela é importante, em caso de qualquer falha, o notebook simplesmente pode não ligar.

Todos os dados necessários para que o computador funcione ficam armazenados temporariamente na Memória Ram. E se o notebook desliga sozinho, de repente o problema pode ser a sua oxidação.

Isso pode ocorrer por diferentes motivos, o principal é a falta de limpeza da placa mãe, sendo que os casos mais frequentes são em regiões úmidas e frias.

Os contatos do slot sofrem com essa oxidação, fazendo com que a passagem da corrente elétrica seja prejudicada, o que acaba influenciando diretamente o funcionamento da memória. Uma solução possível para esse problema é limpar a área com uma solução própria ou com álcool isopropílico.

É importante que a memória esteja bem encaixada nos slots, visto que isso também acarreta o seu mal funcionamento. Se tudo tiver em ordem, mas mesmo assim o notebook desliga sozinho, você pode realizar alguns testes. Só acessar o Painel de Controle, digitar na caixa de pesquisa o termo “memória”, e entre as opções, escolha “Diagnosticar problemas de memória do computador”.

Superaquecer a máquina

Notebook superaquecido

Se o seu notebook desliga sozinho vale a pena verificar se não está havendo o superaquecimento das peças. Um notebook é composto de diferentes partes, como placa-mãe, de vídeo, processador, entre outros. Eles são responsáveis por executar diferentes funções, e o resultado pode ser que os chips atinjam temperaturas muito altas, e em um curto período de tempo.

Para evitar que um desses componentes sejam queimados, o próprio notebook conta com mecanismos de defesa. Em outras palavras, quando o notebook atinge uma determinada temperatura é muito provável que ele desligue, evitando assim problemas mais sérios.

A solução para o notebook que desliga sozinho por esse motivo é verificar frequentemente o sistema de refrigeração. Vale a pena também retirar qualquer excesso de poeira que possa ter se acumulado em uma das entradas de ar.

Especialistas costumam alertar que não é indicado utilizar o notebook em cima de almofadas, travesseiros ou na cama, uma vez que essas superfícies podem prejudicar a entrada de ar.

Bateria

A bateria é uma das peças que mais sofrem com a ação do tempo, e uma das principais causas do notebook desligar sozinho. Há modelos em que a recarga frequente faz com que ela se vicie, e o resultado é um tempo de carga completa cada vez menor.

Se você tem o hábito de usar o seu notebook com a bateria, e a mesma descarregar rápido, é muito provável que a tela se apague a qualquer momento. Nesse caso há duas opções, manter a bateria sempre carregando, ou trocá-la por uma nova.

Fonte de Alimentação com problema

A fonte de alimentação é a responsável por manter todos os componentes do notebook em perfeito funcionamento. No entanto, existem casos em que a pessoa começa a trocar algumas peças, a fim de tornar o notebook mais moderno, porém, a fonte de alimentação pode não acompanhar essas mudanças, o que faz com que o notebook desliga sozinho.

Na prática, quanto mais poderosa for a peça utilizada, maior será o seu consumo de energia. Caso a fonte de alimentação não consiga suprir essa necessidade, a tendência é o notebook desligar sozinho. Para uma análise mais precisa vale a pena utilizar uma calculadora responsável por medir a sua potência.

Se por acaso você sentir algum cheiro de queimado, é aconselhável realizar a trocar desse componente por outro com mais potência.

Arquivos danificados

Os usuários do Windows precisam saber que com o tempo, muito “lixo” é acumulado, devido ao seu uso constante. Isso acaba prejudicando arquivos, e também algumas entradas de registro. Para evitar que esse problema aconteça, o próprio sistema acaba se “protegendo”, através do uso de ferramentas que atuam na sua restauração.

Lógico que se isso não acontecer, somente um profissional poderá realizar um diagnóstico mais preciso.

Problemas no HD

Problemas no HD do notebook

Problemas no disco rígido não é algo tão comum, mas podem ocorrer. O HD é composto por um conjunto de peças responsável por gravar todos os dados do sistema. Como existe uma demanda muito grande, pode acontecer de que ele cause desligamentos repentinos no caso de alguma pane.

Se o seu notebook desliga sozinho é importante analisar todas as alternativas para saber o que realmente tem provocado esse problema. No caso do HD, se algum documento do Windows considerado essencial for danificado, ele com certeza vai atingir o funcionamento da máquina como um todo.

Uma boa alternativa é utilizar a própria ferramenta do sistema para fazer uma análise completa do HD e saber se ele está funcionando normalmente. Vá até a pasta onde está o Disco Rígido, clique com o botão direito e vá até a opção “Propriedades”. Depois escolha “Ferramentas” e “Verificar agora”. Caso algum erro seja encontrado, será apresentado no diagnóstico.

Para saber mais informações e outros assuntos sobre Notebooks, clique aqui!

Gostou? Compartilhe ;)