Quando você sentir que uma máquina está muito quente, talvez seja a hora de desligá-la! Especialmente se o sistema de refrigeração não for dos melhores. Mas qual o tempo máximo para um PC ficar ligado?

Isso, claro, levando em consideração que o desktop tem um sistema de refrigeração melhor do que o de um notebook, por exemplo.

Me acompanhe até o final deste artigo!

A leitura não vai demorar tanto. Nem dará tempo de seu aparelho esquentar!

Tempo de leitura: 8 minutos.

Você vai ler sobre:

  • Técnicas para melhorar sistema de refrigeração.
  • Desvantagens de deixar PC ligado por muito tempo.
  • Cuidados ao deixar o PC ligado por muito tempo.

Quer saber logo a resposta?

 

 

Vou te responder o questionamento que está no título, “Qual o tempo máximo para um PC permanecer ligado?”. Mas só se você me prometer que vai continuar o texto. Por dois motivos.

  • Mesmo sabendo o tempo máximo, você precisa saber o que fazer com o PC para que ele não se estrague. Afinal, muito tempo ligado requer muito cuidado.
  • Te explicarei a importância do sistema de refrigeração e o motivo de a regra não se aplicar a todos os equipamentos.

A resposta é a seguinte…

 

 

Um PC pode ficar ligado por até meses! Nenhum estudo aponta o tempo máximo com precisão. Mas pare para pensar: muitos servidores ficam ininterruptamente funcionando.

Então, capacidade há para tanto!

O que você precisa saber é:

Quanto mais tempo um PC ficar ligado, melhor deve ser o sistema de refrigeração.

Se você usa um PC apenas para usar editores de texto como word e acessar a internet, ele tende a aquecer menos.

Por outro lado, se você joga Battlefield, Hitman ou Crysis, seu PC vai esquentar com mais facilidade! Jogos pesados são um desafio para o sistema de refrigeração.

Por esse motivo as configurações do PC são diferentes. Um desktop top de linha tem um processador mais potente para justamente suportar esse aquecimento.

Se quiser entender melhor a importância dos componentes de um computador, te recomendo a leitura do texto “Qual a função de cada componente no notebook e como ele interfere na sua produtividade”. Ele fala dos componentes do notebook, mas muitos deles estão presentes no desktop. Logo, a leitura é indicada!

Existem métodos para melhorar a refrigeração.

Um PC desktop tem um sistema de refrigeração melhor do que o de um PC all in one ou de um notebook, pelo fato de existir mais espaço onde está armazenado o hardware.

Te explico melhor: o desafio de colocar todo o hardware embaixo de um teclado, no caso de um notebook. Ou dentro de uma tela, no caso de um all in one. Enfim, é um baita desafio colocar todos os componentes em espaços tão restritos!

O cuidado com aquecimento deve ser ainda maior em espaços reduzidos de hardware! Ainda assim, você deve tomar cuidados com seu desktop!

Por exemplo, cuide muito bem da limpeza! O acumulo de poeira pode prejudicar a ventilação. Invista em um cooler, para melhorar a ventilação!

Para se prevenir de quedas de luz, que podem queimar sua máquina e fazer você perder seus dados, tenha um estabilizador, filtro de linha ou nobreak!

No caso de uma empresa grande, vale a pena investir em um gerador também! Veja mais dicas de precauções para tomar em caso de quedas de energia em um outro artigo nosso!

Cuide da memória também!

Obviamente, o cuidado com os equipamentos deve existir. Mas em uma eventualidade, em que o aparelho não volte a funcionar, se previna!

Tenha sempre as informações, documentos e arquivos mais importantes salvos em outro lugar!

Independentemente de seu PC ser de uso pessoal ou ser um dos computadores da empresa, o armazenamento em nuvem é uma boa pedida!

Saiba mais sobre armazenamento em nuvem lendo um artigo nosso sobre o tema!

Desvantagens de deixar PC ligado por muito tempo.

 

 

A conta de energia vai lá para o alto! Você pode minimizar desligando alguns periféricos. Por exemplo, o monitor é dos que mais gastam energia!

Deixar um computador ligado se você não estiver por perto o torna vulnerável porque você não poderá desligá-lo.

Oscilações na rede elétrica podem causar problemas aos equipamentos eletrônicos e muitas vezes é interessante desligá-los.

Não só por uma eventual sobrecarga na rede, mas também pela insuficiência do cooler, que vai precisar de energia elétrica.

Se o PC estiver conectado na internet então, há um outro problema. Estar o tempo todo conectado à internet, algumas vezes sem ninguém para supervisionar, pode tornar o aparelho vulnerável à invasão de criminosos virtuais.

Por fim, ao ligar o PC, ocorre uma inicialização do sistema operacional com uma série de procedimentos importantes de atualização.

Por que tanta gente gosta de deixar o PC ligado por tanto tempo?

 

No caso de empresas, o fluxo de pessoal é contínuo! O mesmo PC é usado em três turnos por três pessoas diferentes: para funcionários da manhã, tarde e noite.

Outro fator é que as atualizações de inicialização demoram um pouco. Se o computador já estiver ligado, fica mais rápido para começar a trabalhar.
Por fim, não chega a ser um consenso, mas muita gente afirma que o ciclo de “liga-desliga” desgasta o desktop. Ou seja: ainda que se desligue, é interessante não fazer disso um hábito tão recorrente.

Por exemplo, se você sai do trabalho para almoçar e volta em uma hora, evite desligar. Por uma horinha só, é melhor deixá-lo ligado.

Não te disse que era rapidinho? Você nem gastou tanta energia da sua máquina para chegar até aqui!

Aproveite que você já sabe o tempo máximo para um PC ficar ligado e siga nossas redes sociais! Em nossa página do Facebook, publicamos muitas informações sobre tecnologia que serão úteis para você!

Gostou? Compartilhe ;)