O computador é um importante aliado durante a faculdade, e diariamente estudantes se deparam com o seguinte questionamento: Qual o melhor notebook para a faculdade? Nesse artigo separamos dicas importantes.

Ao todo 58,5% dos estudantes do Brasil que têm entre 18 a 24 anos frequentam a universidade, de acordo com dados divulgados pelo IBGE. E na vida desses estudantes, é inegável o quanto a internet e os diferentes equipamentos podem ser muito bem aproveitados.

Portanto, é muito recorrente encontrar calouros em busca do melhor notebook para a faculdade, bem como estudantes mais avançados que desejam trocar por modelos mais modernos.

Como existe uma enorme quantidade de marcas, modelos e configurações disponíveis no mercado, essa nem sempre é uma tarefa fácil.

Os estudantes precisam considerar uma série de fatores como o preço, e também as configurações para escolher um notebook que realmente irá atender toda a sua demanda.

Como escolher o melhor notebook para a faculdade?

Qual é o melhor notebook para a faculdade

Fazer uma lista dos principais pontos que precisam ser analisados é o primeiro passo para escolher o melhor notebook para a faculdade, e não se arrepender no futuro.

  • Configuração básica: O melhor notebook para a faculdade precisa ter o básico para se fazer pesquisa, trabalhos, etc., ou seja, um bom navegador de internet e o pacote office é obrigatório.
  • Curso: O que é considerado “básico” pode variar de acordo com o curso escolhido, por exemplo, comunicação é uma área ampla, e pode ser necessário ter estrutura para softwares de edição de áudio, vídeo ou gráfica. Nesse caso, existem os chamados “modelos intermediários”.
  • Matérias específicas: Ainda no campo cursos, algumas matérias exigem que o estudante tenha o mínimo para manusear ferramentas 3D, como o caso da engenharia. Logo, nesses casos, é necessário um notebook mais avançado.

Dicas para escolher o modelo certo de notebook para a faculdade

Placa mãe

Escolhido os fatores que são obrigatórios na escolha, chega o momento de analisar os modelos de notebook para a faculdade disponíveis, e para fazer essa escolha é bom conferir algumas dicas importantes. Nós elaboramos um guia prático para facilitar a sua vida:

  1. Processador: Esse é o “cérebro” do notebook, ele é fundamental para quem precisa de uma máquina mais rápida. No Brasil, uma das marcas mais conhecidas nesse segmento é a Intel, sendo que quanto mais moderno ele for, mais caro será o equipamento.
  2. Memória RAM e Armazenamento: A memória RAM tem influência direta no bom funcionamento dos programas, o que inclui a sua velocidade. O melhor notebook para a faculdade deve ter no mínimo 4GB responsável por executar as tarefas básicas. Os níveis mais avançados, como os de 6GB são indicados para programas mais pesados. Já o armazenamento ou HD são os responsáveis por armazenar todos os documentos produzidos. O ideal é que o notebook tenha pelo menos 500GB de espaço.
  3. Bateria: Esse ponto é fundamental para quem frequenta uma sala de aula, já imaginou se todos os estudantes precisassem recarregar o seu notebook no mesmo instante? Não haveria tomadas para todos, logo, quanto maior o tempo de bateria, melhor. Uma dica é observar sempre o número de células que compõem a bateria.

Placa e tela também precisam ser analisadas

Já parou para pensar no tempo que você fica em frente ao computador? A faculdade com certeza vai consumir boa parte do uso do computador, logo, o melhor notebook para faculdade precisa ter uma boa placa de vídeo e áudio, bem como uma tela que não provoque desconforto.

Na hora de escolher a melhor placa é necessário levar em consideração se a memória do notebook é dedicada ou integrada. Não entendeu nada? Deixa que explicamos. Em placas dedicadas, a placa recebe informações exclusivas do chip gráfico e da memória. O ideal nesse caso é que ela tenha no mínimo 2GB, porém, quanto mais, melhor. Já nas placas integradas, o responsável por realizar os cálculos de vídeos é o processador, e para isso é utilizada a memória RAM.

Ao se falar em Tela é muito provável que você tenha pensado nas maiores, porém, esse não é o principal ponto a ser considerado, é importante que você analise o seu transporte e também o seu uso.

É sempre bom lembrar que quanto maior for a tela, maior será o consumo de energia. O transporte também exige bolsas maiores, além de serem mais pesados. Podem parecer pontos simples, mas que às vezes o estudante deixa passar despercebidos.

Propostas de modelos para escolher o melhor notebook para a faculdade

Samsung X23

Com base no número de vendas, e opiniões de usuários na internet, montamos uma lista com algumas sugestões de modelos de notebooks que pode ser bem útil para você:

  1. Modelos básicos:
    • Asus (Z450LA-WX010T Core i3): Tem memória RAM de 4GB, processador Intel Core, HD de 1TB, Tela HD de 14”, placa de vídeo integrada.
    • Novo Samsung E34: Memória RAM de 4GB expansível para 16GB, processador Intel Core, armazenamento de 1TB, tela Full HD de 15,6” e placa de vídeo integrada.
  • Notebooks intermediários:
    • Samsung X23: Memória RAM de 8GB que pode ser ampliada para 16GB, processador da Intel Core, HD de 1TB, tela HD de 15,6”. A sua placa de vídeo é o tipo integrada.
    • Acer Aspire F5-573-51L: O modelo tem 8GB de memória que pode ser aumentada para duas vezes de 16GB, também tem processador Intel Core, HD de 1TB, tela de 15,6” que reproduz imagens em HD. Placa de vídeo integrada.

Modelos para uso avançado

E se você deseja adquirir o melhor notebook para a faculdade que pode ser utilizado em casos mais extremos, vale a pena investir nos modelos voltados para players, uma vez que esses costumam ser mais completo.

Esses notebooks têm ótimas placas de vídeo, processadores mais avançados e todos os itens têm muita resistência contra o superaquecimento. No entanto, quanto mais completo for o modelo, mais caro ele é, portanto, é importante saber o valor disponível para esse investimento.

Se vc deseja fazer uma escolha de forma segura e acerta, leia Consultoria Notebook.

Gostou? Compartilhe ;)