Felizmente, a ideia de que videogame é uma diversão exclusiva de crianças, já ficou para trás. Isso porque adolescentes e adultos do Brasil adoram se divertir com um console de game no dia a dia. E essa paixão pelos jogos eletrônicos envolve tanto homens quanto mulheres.

A prova disto é que o mercado de console de game nacional é um dos maiores do mundo e está em fase de expansão. Um estudo realizado pelo NPD Group apontou isso. Boa parte dos brasileiros consome games nos mais diferentes formatos.

Esse levantamento verificou que os jogos se encontram entre as atividades favoritas entre crianças, jovens e adultos brasileiros. Aproximadamente 82% dos brasileiros entre 13 e 60 anos utiliza algum game nas mais variadas plataformas, nos seus momentos de lazer.

De modo geral, o brasileiro se diverte em 2,6 tipos de console de game, mas os preferidos ainda são aqueles de mesa. Os computadores surgem em segundo lugar, enquanto celulares, tablets e dispositivos móveis aparecem na última colocação.

E não para por aí, não! O brasileiro também fica mais tempo à frente do videogame que os jogadores de outras nacionalidades. Conforme a pesquisa do NPD Group, nós dedicamos cerca de 15 horas semanais aos jogos eletrônicos favoritos. Mas, qual seria o console ideal para você se divertir?

Qual é o melhor console de game para você? Confira alguns pontos!

 

Antes de investir no console de game, você precisa avaliar os pontos positivos e negativos de cada modelo. Assim, é muito mais fácil chegar àquela opção que vai garantir a sua diversão daqui para frente. Vamos lá?

Custo-benefício

A grande questão no momento de selecionar um console de game se encontra no valor exigido em troca. O preço do equipamento não é o único elemento que precisa ser avaliado, porém todo o custo-benefício dele. Isso porque esses valores englobam tanto valores para os games, quanto a assinatura.

A Nintendo não conta com representação no território nacional, assim, seus games e acessórios estão entre os mais caros. O PlayStation possui custo-benefício mais satisfatório, só que os seus jogos tendem a ter preços mais altos que o Xbox One em geral.

Já as versões básicas destes dois consoles têm valores parecidos. Isso quer dizer que a diferença se verifica na quantia e qualidade de games e serviços. E, deve se levar em conta ainda, a variedade de jogos eletrônicos que cada console apresenta e as suas respectivas preferências.

Variedade de jogos

Você não se interessará por um console de game com pouca variedade de jogos eletrônicos. Neste caso, a chance de encontrar inúmeros games à sua disposição também deve influenciar a sua decisão na hora da compra.

Mesmo que o computador seja um local apropriado para aqueles que priorizam a diversidade, os custos são elevados. Isso acontece porque o usuário terá de desembolsar uma quantia significativa para montar um equipamento apropriado para rodar os jogos desejados.

Em função da variedade da biblioteca e dos preços, o Nintendo Switch não é a melhor alternativa para quem busca diversidade. Play e Xbox One contam com uma imensidão de títulos disponíveis nos mais diferentes gêneros. Há games para todos os gostos, basta avaliar quais são os seus favoritos e se decidir.

Jogos exclusivos

Exclusividade. Essa é a palavra mágica na hora de investir em um console de game. Os games exclusivos concedem a sensação de acerto total na compra de um equipamento. Recordando que as outras plataformas não teriam a capacidade de reproduzir os seus jogos favoritos.

Com relação aos games exclusivos, a briga se concentra entre PlayStation e Nintendo Switch. Ambas têm excelentes jogos nesta modalidade, o que auxilia muito na hora manter seus usuários. Além disso, Play e Nintendo ainda contam com estúdios de alto nível desenvolvendo novos jogos exclusivos.

Em contrapartida, o Xbox One apresenta uma variedade menor de jogos diferenciados e ainda boa parte deles também pode ser utilizada nos PCs.

Sistema

O sistema interno dos aparelhos é um tema que divide e incomoda bastante os jogadores. Isso porque o funcionamento irregular pode afetar bastante as horas de lazer e atrapalhar na experiência com o jogo em questão.

De modo geral, todas as plataformas acabam enfrentando altos e baixos. É preciso levar em consideração a qualidade e a estabilidade de sua conexão à internet. Hoje em dia, todos os consoles contam com recursos online para ampliar a sensação de imersão nas aventuras vividas nos jogos.

A partir daí, você pode analisar também as vantagens que se obtém ao assinar as plataformas online. De acordo com sites especializados em games, esse é o grande diferencial do Xbox em comparação com o PlayStation. Embora tenha um serviço online correto, o Play está ligeiramente atrás em relação ao Xbox.

Universo do eSports

Qualquer pessoa que acompanha o mundo dos games já deve ter se informado a respeito do desenvolvimento do eSports nos últimos anos. São cada vez mais jogos, mais equipes, mais torneios, mais interesse e mais dinheiro nas milionárias premiações.

De acordo com levantamento do Newzoo, o mercado de campeonatos com jogos eletrônicos movimentou mais de 655 milhões de dólares no ano passado. A expectativa é que essa quantia ultrapasse os 900 milhões de dólares neste ano.

E seguindo em uma crescente até 2019, quando deve romper a barreira do 1 bilhão de dólares, rendendo US$ 1,6 bilhões até 2021. E essa tendência de crescimento e lucratividade também chegou aos simuladores de futebol.

Devido a Copa do Mundo de Futebol na Rússia, se disputou a Fifa World Cup. Curiosamente, a final deste ano colocou frente a frente dois especialistas nas plataformas que mais rivalizam. A decisão foi disputada entre um jogador especialista no Xbox contra um jogador focado no PlayStation.

No fim das contas, a escolha por um console de game envolve diversos fatores, mas deve sempre respeitar a sua preferência.

Agora que você já sabe de tudo a respeito das plataformas, está na hora de comprar o equipamento ideal, não é? Acesse a Login Informática e encontre o console perfeito para as suas horas de diversão! Estamos a sua disposição!

 

Gostou? Compartilhe ;)