A bateria do celular e o tempo de recarga são as principais reclamações dos usuários de smartphones. Os modelos mais antigos costumavam se “viciar” com muita facilidade. E acreditem se quiser, a carga da bateria acabava muito mais rápido que hoje em dia.

Mesmo usando componentes mais modernos, ainda costumamos cometer alguns erros, que acabam prejudicando o tempo de vida útil desses aparelhos. Muitos desses erros são cometidos pelo hábito, ou seja, acabam sendo feitos sem nem ao menos perceber.

E a bateria do celular se torna realmente importante quando os números são analisados. Segundo pesquisa divulgada pela gigante da internet, Google, 62% dos brasileiros possuem smartphones. E uma grande parcela desse público reclama da duração da bateria, sendo necessário adquirir componentes extras, como os carregadores portáteis, para não perder nada.

Mas ao identificar alguns erros no dia a dia, esse problema pode ser amenizado, e o tempo de vida útil do aparelho aumentado consideravelmente. Tudo isso, a partir da mudança de alguns hábitos.

Principais erros que prejudicam a bateria do celular

Exposição a alta temperatura

Expor os aparelhos a altas temperaturas:

Quando utilizado por muito tempo é comum que o aparelho esquente mais do que deveria, mas se tem algo que não combina é calor em excesso e aparelhos celulares.

Isso significa que utilizar o seu smartphone sob o sol quente, ou dentro de veículos com calor excessivo, pode acabar prejudicando o seu funcionamento. O que acontece muitas vezes é que quando o celular superaquece, ele mesmo desliga sozinho, é uma maneira de proteção que acaba evitando danos maiores.

Mas se o calor em excesso é muito prejudicial, o frio também acaba danificando bastante o seu funcionamento. No Brasil, esse não é um ponto tão importante, uma vez que para acontecer o celular desligar sozinho pelo frio é necessário que as temperaturas estejam abaixo do 0º, algo que pode atingir apenas algumas cidades do país.

No entanto, se você estiver programando uma viagem para um lugar de neve, é importante ter cuidado redobrado, para que o seu aparelho não sofra alguma pane.

Usar o computador para carregar

É muito comum que as pessoas utilizem a entrada USB dos seus notebooks e computadores para carregar os seus smartphones, e poucos sabem que tal atitude é muito prejudicial para a bateria.

Acontece que a energia repassada pela porta USB sofre muitas oscilações, o que acaba superaquecendo o aparelho. O resultado é a diminuição da vida útil do aparelho. O ideal é usar a tomada normal para carregar.

Continuar usando o celular enquanto ele carrega

Utilizar aparelho celular enquanto carrega

Os smartphones são peças fundamentais da vida moderna, portanto, os usuários não param de usar nem mesmo quando eles estão carregando. É comum se deparar com pessoas encolhidas em um canto, perto da tomada, jogando ou acessando as redes sociais, enquanto o aparelho recebe carga na bateria, se você se identificou com essa cena é melhor repensar esse costume.

Na prática, depois de horas sendo usado, o aparelho também precisa de um descanso. Quando a pessoa não continua usando o aparelho enquanto ele carrega é muito provável que ele demore mais a carregar, e ainda pode ter um superaquecimento.

Usar carregador de outro aparelho

O mercado de carregadores falsificados no Brasil é algo muito forte, no entanto, é necessário afirmar que essa prática pode prejudicar bastante o seu smartphone. Ao adquirir um aparelho, a pessoa já leva para casa o seu carregador, isso significa que ele foi pensando para não causar nenhum dano ou problema ao aparelho.

Ao utilizar carregadores falsos ou de outros celulares, pode até mesmo provocar incêndios, isso acontece pois existe um risco de soltar faíscas, e com isso causar danos irreparáveis. Então, nesse caso, é resistir aos carregadores “baratinhos” e buscar usar sempre os originais.

Deixar que a carga termine completamente

Por não sofrerem mais com os problemas de memória, a bateria do celular não precisa mais descarregar até o final. E deixar que o seu chegue a 0% de bateria pode prejudicar bastante o seu smartphone. Há casos em que o aparelho tem um sistema de segurança que ao atingir os 5% de carga, ele já desliga automaticamente. É muito perigoso deixar que ele atinja níveis tão baixos, o ideal é já colocar para carregar quando ele tiver com 15% ou 20% de níveis de bateria.

Cuidados simples com a bateria do celular

Exposição ao sol

A maioria das pessoas, com toda certeza, já cometeu algum dos erros mencionados acima. No entanto, existem outros cuidados simples que faz com que a bateria do celular dure por muito mais tempo. Como, por exemplo, evitar deixar o smartphone no carro, principalmente sob o sol.

Quando exposto a esse tipo de temperatura, o carro se transforma em um verdadeiro forno, esse calor excessivo irá fazer com que o seu smartphone seja completamente destruído. O mesmo vale para qualquer tipo de atitude que possa acarretar o superaquecimento.

Utilizar aplicativos para monitorar a bateria também costuma ser muito interessante, existem vários disponíveis, com versões pagas e gratuitas. O ideal é você entrar na loja do seu aplicativo, e escolher aquele mais adequado para você.

As configurações também trazem algum tipo de problema ao seu smartphone, quando elas não forem utilizadas da maneira correta. Um bom exemplo é o brilho da tela. Quando configurado manualmente para um valor mais baixo, a tendência é que a duração da bateria do celular seja ampliada. Os usuários do iPhone ainda contam com a opção “Modo Pouca Energia”.

Escolha um bom smartphone

Escolher um bom aparelho de smartphone é essencial para que você não tenha nenhum tipo de problema no futuro. E se por acaso a bateria do celular já esteja passando por problemas, as grandes empresas costumam ter pontos de venda de acessórios, o que ajuda bastante na hora de comprar um nova.

E se você ainda não sabe ao certo o que deseja, na Loja Login você encontra uma enorme variedade de modelos, acesse o nosso site e fique pode dentro de todas as novidades e lançamentos.

Gostou? Compartilhe ;)