Hoje em dia, os aparelhos de celular são verdadeiros computadores portáteis, muito mais do que uma ferramenta de lazer, eles ajudam diversos profissionais, logo, perceber que o smartphone esquenta não é uma novidade.

Porque o smartphone esquenta tanto

Diversos são os fatores que podem ser responsabilizados quando o smartphone esquenta em excesso. Vale ressaltar que o consumo de energia, e durabilidade da bateria estão entre os grandes desafios das empresas que atuam no mercado mobile.

E quando falamos em energia, é inevitável a ligação com o superaquecimento, na verdade, essa elevação pode ser explicada de diversas maneiras, ou seja, o seu smartphone esquenta por algum motivo, nem sempre tão simples de ser descoberto.

Separamos alguns sinais que podem ser os causadores do superaquecimento do aparelho, e que precisam ser observados com atenção. Eles também explicam o motivo do porque o seu smartphone esquenta tanto e como evitar problemas no futuro.

Problemas comuns do porque o smartphone esquenta

Os smartphones são desenvolvidos para rodar os mais diferentes aplicativos, e muitos desses programas fazem com que a sua bateria seja sobrecarregada, e consequentemente o seu smartphone esquenta.

A solução que indicamos para esses casos é sempre evitar o desperdício. Em outras palavras, remover dele tudo aquilo que você não usa, liberando espaço na memória e também no armazenamento.

Existem alguns aplicativos disponíveis tanto para iOS, quanto para Android, que ajudam a eliminar esses programas “vampiros” do seu aparelho. Todavia, você pode fazer isso manualmente, selecionando aqueles apps que realmente você utiliza.

Manter a wifi ligada de forma contínua também contribui para o smartphone esquentar tanto.  A principal razão para isso é o fato de que sempre que essa função estiver ligada, o próprio aparelho ficará procurando redes para se conectar, aumentando o consumo da bateria.

Fatores que contribuem para o superaquecimento

Porque o smartphone esquenta tanto

Analisando algumas pesquisas de comportamento de usuários de smartphones é possível identificar alguns pontos considerados quase unanimidade entre todos, os principais são:

  • Bluetooth ligado: Muitos costumam deixar essa ferramenta ativada sem nem ao mesmo saber disso. Esse hábito acaba causando um desgaste da bateria, e consequentemente o seu smartphone esquenta.
  • Plano de dados: O hábito de manter a internet ligada continuamente também exige mais dos smartphones.
  • Notificações ativadas: É comum que os aplicativos peçam a autorização dos usuários para enviar notificações. Nesse caso, sempre que alguma novidade acontecer, a pessoa será avisada por um push na tela, e o resultado, também é superaquecimento.
  • Brilho do visor: Precisa ser ajustado na medida certa, tanto para evitar o desperdício, quanto para não forçar a visão.
  • GPS: Assim como outros aplicativos, essa função também costuma ter um alto nível de consumo de bateria.

Número de smartphones no Brasil

As estatísticas acabam comprovando o motivo dos brasileiros estarem sempre buscando informações sobre o porquê do smartphone esquenta tanto. De acordo com dados divulgados pelo Google, esses aparelhos já fazem parte da vida de 62% da população do Brasil.

Esse número, na prática, significa que houve um crescimento de quatro vezes, se levar em consideração os últimos cinco anos. Em 2012, apenas 14% da população afirmava utilizar o smartphone no dia a dia.

O Google Consumer Barometer mostrou ainda que no país esse crescimento é ainda mais expressivo quando comparado com as outras 40 nações pesquisadas. Sendo a fonte principal de acesso às redes sociais em 59% dos casos.

O relacionamento do brasileiro com o smartphone e o motivo dele esquentar

A relação do brasileiro com esse aparelho também explica bastante o porquê do smartphone esquenta tanto. Em 65% dos casos, ainda segundo o Google, o primeiro contato começa logo ao acordar, uma vez que essa parcela de usuários utiliza o smartphone como despertador. E em 59%, ele também funciona como relógio.

Desse percentual, 64% afirmaram que tiram fotos todos os dias, e 60% ouvem músicas durante o dia. Levando em consideração os dias da semana, 65% têm o hábito de consultar as suas redes sociais pelo aparelho, e 50% ainda costumam ver vídeos.

Tudo isso acaba gerando uma sobrecarga na bateria, originando assim fatos que fazem com que o smartphone esquenta. As ferramentas utilizadas pelo Google para chegar a esses números foram entrevistas por telefone, e questionário online.

Jovem tirando selfie

Locais arejados ajudam a evitar que o smartphone esquenta

Sabe aquele aviso encontrado em alguns alimentos que diz: “mantenha em local fresco e arejado”? Pode parecer estranho, mas ele serve para o seu smartphone. Isso acontece, pois os aparelhos eletrônicos precisam “respirar”.

O hábito de guardar o smartphone no bolso acaba sendo muito prejudicial para o aparelho, ele precisa ficar em locais que tenham ventilação. Não precisa ficar preocupado em buscar um ventilador portátil, na verdade, você deve buscar lugares ventilados quando for usar o seu telefone por um período maior.

Um bom exemplo é quando você for assistir a um vídeo muito longo, ou quando vai passar um tempo maior jogando online, isso acaba fazendo com que o smartphone esquenta, e consequentemente, pode prejudicá-lo de alguma maneira.

A capinha também pode ser uma heroína, ou vilã. Se por um lado ela protege o aparelho contra quedas, ela também acaba causando o superaquecimento. Uma dica é retirar a capa quando for utilizar o smartphone por um longo período.

A prevenção ainda é o melhor remédio

Especialistas costumam afirmar que quando o smartphone esquenta muito não significa que ele vai chegar ao extremo de pegar fogo, mesmo havendo relatos na internet.

O problema mais comum é a redução da vida útil da bateria. Há casos em quem o próprio smartphone avisa quando há um superaquecimento. Ele desliga automaticamente, a fim de evitar problemas mais sérios.

Se isso, em algum momento, já aconteceu com você, a dica é levar imediatamente a uma assistência técnica, ou, pelo menos, rever a maneira como você utiliza o seu smartphone.

Ja pensou qual vai ser seu novo Smartphone? Confira aqui os melhores Smartphones do Mercado >>>

Também é uma ótima maneira de conhecer melhor o motivo do seu smartphone esquentar, e como aumentar a sua durabilidade.

Gostou? Compartilhe ;)