Se você está aqui, neste artigo, provavelmente ouviu falar da nova artimanha de criminosos na web. Não se assuste!

Com os cuidados necessários, você vai aprender a evitar golpe no roteador.
Vou te dar algumas dicas para proteger sua rede! Fique comigo até o final!


Tempo de leitura: 7 minutos.
Você vai ler sobre: As melhore dicas para evitar golpe no roteador, além do contexto em que essa prática se desenvolveu e o que buscam os criminosos virtuais.


Por que decidiram atacar o roteador?

A questão é simples de ser respondida: através do roteador se pode ter acesso a todos os aparelhos que nele se conectam.

  • Smartphones.
  • Notebooks.
  • Tablets.
  • SmarTV.

Enfim, os citados e muitos outros. Muitos criminosos brasileiros têm se aliado a criminosos de outros países, como Rússia e Ucrânia.

Como evitar golpe no roteador?

Vou explicar, tópico por tópico, de maneira detalhada! Mas ao invés de falar um tópico e explicá-lo, eu vou te mostrar quais são todos os tópicos e depois te explicarei o detalhe sobre cada um. Está ok?

  • Prefira comprar seu próprio roteador.
  • Não abra e-mails e links suspeitos.
  • Faça atualizações constantes no computador/tablet/notebook/smartphone.
  • Troque a senha periodicamente.
  • Instale um bom antivírus.
  • Instale plugins de browser.

Bom, como você viu, são seis cuidados importantes! Depois de falar de todos eles, quero te explicar ainda um pouco do cenário em que nos encontramos.

Da vulnerabilidade desses novos tempos. Portanto, fique comigo até o final do artigo! Te explicarei, agora, detalhe por detalhe acerca dos tópicos de proteção, que citei anteriormente.

Preste atenção nos cuidados que você deve ter!

Prefira comprar seu próprio roteador.

Você sabe, as operadoras te passam um roteador quando você fecha um pacote de internet banda larga com elas. Algumas vezes, esses aparelhos são antigos e com falhas de segurança. Não há a preocupação, por parte da operadora, de te oferecer o produto mais seguro. Claro, dependendo da seriedade da empresa.

Por isso, para minimizar riscos, prefira comprar seu próprio roteador. Você pode até ter um custo adicional, mas fará uma opção mais segura!

Não abra e-mails e links suspeitos.

Essa dica é básica não só para evitar o golpe no roteador, mas qualquer tipo de golpe. Cheque a procedência do remetente! Se for um amigo seu ou uma empresa que você confia, não há problema.
Mas se parecer spam, desconfie! O mesmo vale para links, assim como para programas de downloads de arquivos.

Faça atualizações constantes no computador / tablet / notebook / smartphone.

Lembra do maior ataque hacker da história, no dia 12 de maio de 2017? Os computadores que fizeram atualizações recentes naquela época se protegeram melhor.

Ao verificar que há problemas no sistema, a Microsoft envia a seus usuários a solicitação para atualizarem o sistema. Dessa maneira, se minimizam as brechas.

O problema é que computadores mais antigos não recebem essas solicitações. Isso aconteceu justamente no episódio de 12 de maio de 2017. Leia sobre esse dia no artigo “PCs novos são mais seguros: Ataque hacker sequestra PCs antigos”.

Troque a senha periodicamente.

Está aí outra regra que não vale apenas para evitar golpe no roteador. Sempre é bom trocar senhas, seja de e-mail, redes sociais e até da tela inicial.

No caso do roteador, mude o nome do usuário também! Sempre há um nome padrão. Mude pelo seu, pelos seus sobrenomes ou o nome de sua empresa!

A senha, por sua vez, deve ter uma mistura de números e letras, maiúsculas e minúsculas, para aumentar a segurança.

Instale um bom antivírus.

Bons antivírus e antispywares costumam ser gratuitos por apenas um período. Depois, você deve pagar mensalidade ou anuidade. Vale a pena!

Afinal, seus dados estão no seu computador e você deve protegê-los. Obviamente, se você puder gravar pelo menos parte dos documentos e arquivos mais importantes em nuvem, melhor.

Sabe por que? Se por acaso um criminoso entrar no seu computador e te chantagear, exigindo dinheiro para que você volte a acessar seus documentos, você não terá problemas.

Pois tem o arquivo salvo em outro lugar. Você sabe como salvar arquivos e documentos em nuvem? Aprenda em um artigo que publicamos anteriormente.

Instale plugins de browser.

 

 

Janelas de pop-ups são um saco, não é? O pior: alguns sites só permitem o acesso ao site se você liberar as janelas.

A justificativa é que nas janelas de pop-ups estão os anunciantes, que pagam para que esse site continue existindo.
Instalar plugins de browser, no entanto, não tem como finalidade apenas “te livrar da encheção de saco”. Também é pela proteção!

Portanto, instale plugins de browser para se proteger melhor.

Em suma, além dos cuidados com o próprio roteador, é importante tomar cuidado com todos os seus aparelhos, sejam smartphones, tablets, computadores, etc.

Cenário em que nos encontramos.

Promessa é dívida! Como eu tinha te garantido, vou explicar um pouco do cenário em que nos encontramos.
Criminosos têm preferido atacar instituições financeiras.

Obviamente, você e eu devemos sempre tomar cuidados! Mas só a título de informação, os criminosos virtuais têm preferido atacar instituições financeiras a atacar pessoas. Motivo?

Para eles, é muito arriscado invadir um computador e não recolher tanta grana. O risco não compensa para eles.

Por outro lado, em instituições financeiras, há muito mais dinheiro do que em computadores pessoais e até mais dinheiro do que em muitas empresas.

Agora que você aprendeu como evitar golpe no roteador, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar informado sobre outras notícias do mundo da tecnologia!

Gostou? Compartilhe ;)