A bateria do smartphone é uma preocupação recorrente dos usuários quando o assunto é durabilidade. E foi pensando nessa carência de mercado, que a Samsung está investindo em algo inovador.

De acordo com informações divulgadas pela própria empresa, ela estaria utilizando o grafeno para fazer bateria do smartphone. A linha com essa nova tecnologia ainda não tem data para ser lançada, mas a notícia já animou os usuários.

Um dos benefícios do grafeno é a possibilidade de carregar a bateria do smartphone em 12 minutos. Pode parecer algo tirado de um filme de ficção científica, mas não é.

Saiba mais sobre o grafeno e como ele ajuda a bateria do smartphone

 bateria do smartphone

Ficaram curiosos em saber como o grafeno é capaz de carregar a bateria do smartphone em 12 minutos? Buscamos mais informações sobre essa matéria-prima para trazer para vocês.

Segundo elementos do Wikipédia, o grafeno é derivado do carbono, e muitos consideram esse material ainda mais revolucionário do que o silício ou plástico. Ao ser trabalhado de forma adequada, ele resulta em uma peça forte, praticamente transparente e extremamente leve.

A palavra grafeno é uma junção do termo grafite com o sufixo “eno”, e o nome foi dado por Hanns-Peter Boehm. Foi ele que em 1962 descreveu pela primeira vez as folhas de carbono.

Ao longo do tempo muita coisa mudou, e em 2012, pesquisadores das universidades da Califórnia e do Cairo descobriram um novo método de fabricação do grafeno, que funciona muito bem como um semicondutor, e também capacitor. Essa pode ser considerada a base da bateria do smartphone que carrega em 12 minutos.

Patente comprada pela Samsung

Bateria samsung

A notícia sobre a compra da patente pela Samsung, da bateria para smartphone que carrega em 12 minutos (como também dados sobre a sua maior vida útil) foi divulgada pelo portal de notícias americano SamMobile.

De acordo com dados do site, o protótipo foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Avançado da Samsung (SAIT), e nos estudos preliminares mostrou uma densidade de energia extremamente alta (relacionada à volume).

Na prática, isso significa que através desse material é possível fabricar baterias que duram até 45% mais do que as que existem no mercado. De uma maneira geral, de acordo com as próprias fabricantes, o tempo de vida de uma bateria varia entre 300 a 500 ciclos.

Além disso, as baterias feitas a partir do grafeno tem capacidade de recarregamento cinco vezes maior do que as tradicionais feitas em íon de lítio, e é isso que faz com que você consiga ter a sua bateria do smartphone totalmente completa em apenas 12 minutos.

Vale ressaltar que por se tratar de uma patente, ainda não foram divulgadas notícias sobre data de lançamento da bateria de smartphone que carrega em 12 minutos, nem se de fato esse produto será fabricado. Por enquanto, tudo são previsões e especulações. Mas levando em consideração a tradição de lançamentos da marca, é muito provável que esse aconteça em bem pouco tempo.

Para entender melhor o que é uma patente, suponha que você tenha criado algo novo e uma companhia queira usar essa ferramenta que você construiu. Ela provavelmente irá patentear essa invenção (se o autor permitir), para que outras empresas fiquem impedidas de utilizá-la da mesma maneira.

No entanto, isso não significa que aquela invenção será obrigatoriamente liberada para o público, essa é uma decisão única e exclusivamente da pessoa, ou empresa, que exerce poder sobre aquela invenção.

A atuação da Samsung no Brasil

A marca é conhecida por colocar no mercado diferentes produtos, com características diversas. Segundo a publicação especializada no assunto MacMagazine, em 2013, um novo modelo Galaxy era apresentado no mercado a cada 10 dias.

Por esse motivo, não estranharemos se o lançamento oficial dessa bateria do smartphone esteja mais perto do que se imagina.

Em 2017 a companhia celebrou 30 anos de mercado brasileiro, e ao longo desse tempo, vários modelos de aparelhos foram lançados, com diferentes funcionalidades.

Atualmente, a marca ocupa a sexta posição entre as mais valiosas do Brasil, e uma parte dos equipamentos são produzidos no próprio país, e isso inclui a bateria do smartphone.

No site da empresa estão listadas duas fábricas próprias, uma em Manaus e outra em São Paulo. No segmento de celular, os primeiros modelos foram lançados em 1998, e ao longo desse tempo, alcançou uma grande fatia de mercado.

Os diferentes modelos de aparelhos da empresa

Além da bateria do smartphone, a Samsung oferece outras vantagens para os seus clientes, como os diferentes modelos de aparelhos. Segundo a consultoria GFK, a empresa era responsável por 21% da fatia de mercado desse setor no país (ano base 2010).

À medida que os smartphones foram se popularizando, esse percentual aumentou, e em 2012 chegou à 49%. No mesmo levantamento ficou comprovado que a taxa de market share da marca era de 50%. Sendo que os modelos Premiums estão entre os principais desse segmento, ou seja, são os mais procurados pelos consumidores.

E quando se fala em modelos onde é possível carregar bateria do smartphone em 12 minutos, sem dúvida a linha premium será aquela mais beneficiada, pois além de design diferenciado e único, ainda contará com produtos mais duráveis.

Não é de se estranhar que a empresa busque sempre referências no passado. Em 2017 ela relançou um modelo flip, que acabou conquistando diversos adeptos com idades distintas.

Os melhores aparelhos da Samsung com os melhores preços

Nós sempre buscamos oferecer o que há de mais moderno no mercado para os nossos clientes, e isso inclui aparelhos de última geração. E a bateria do smartphone, mais precisamente a sua durabilidade, também é uma preocupação constante.

E pensando nesse público cada vez maior, preparamos uma loja inteira com os mais diferentes modelos. Para conhecer todos, basta acessar o site da Login.

Além dos tradicionais aparelhos da Samsung, você ainda vai encontrar carregadores portáteis e bateria recarregável, tudo em um só lugar. A nossa equipe de especialistas também pode ser consultada sempre que houver necessidade.

Gostou? Compartilhe ;)