Embora muitos dispositivos eletrônicos sejam desbloqueados com reconhecimento biométrico ou facial, isso não eliminou a necessidade que temos da senha tradicional. São várias redes sociais, sites de compras, e outros dispositivos que requerem um registro de senha para aumentar sua segurança. No entanto, criar senhas fortes e gerenciá-las é uma tarefa que demanda paciência e pode gerar alguns transtornos.

Um dos transtornos é lembramos de todas as senhas nos mais diferentes sites e mídias. Muitas vezes, tentamos criar uma senha grande, com letras, números e símbolos para dificultar o acesso indevido. No entanto, se você clica em “esqueci minha senha” toda vez que acessa o site ou mídia social, esse esforço é em vão.

Mas se você deseja facilitar sua vida, criando uma única senha para diferentes dispositivos, não faça! Esse é o primeiro erro que você comete no que se refere a senhas fortes.

Outro erro é colocar uma senha fácil de memorização: datas de aniversário, ou o popular 123456. Isso apenas vai facilitar que sua identidade digital seja descoberta e desbloqueada.

Crie senhas fortes e seguras

A primeira dica para criar uma senha forte e segura, é pensar em algo que seja fácil para você, mas difícil para os outros. Para isso, pense numa senha longa composta de caracteres maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.

Por exemplo, imagina essa frase “eu adoro meu gato”. Para transformá-la numa senha forte e segura, você pode substituir alguns caracteres e sua senha pode ficar assim: &u@DoroM&uG@to

É possível fazer essa modificação em qualquer frase que você criar.

Utilize ferramentas dos navegadores

Hoje em dia, há extensões e ferramentas nos navegadores que são projetados para auxiliar a manter as credenciais de login seguras. Além disso, alguns são capazes de recomendar novas senhas e mais seguras.

Veja como utilizar as ferramentas dos navegadores:

Chrome

A mais recente versão do Chrome oferece várias possibilidades aos usuários. Para conseguir uma senha segura, siga os seguintes passos:

  • Conecte a uma conta do Google, para sincronizar toda as suas informações;
  • Vá nas configurações no menu;
  • Clique na opção de senha, em que haverá a opção – Sugerir uma senha segura;
  • Caso não apareça, clique com o botão direito dentro da opção senha e selecione “gerar senha”.
  • E não se preocupe, o Chrome vai lembrar da senha sugerida.

Safari

Já no navegador Safari, siga as instruções abaixo ter uma senha segura:

  • Escolha a opção Preferências;
  • Abra o guia Preenchimento automático;
  • Marque a opção “senhas e nomes de usuários”.

Ao abrir um site que vai precisar registrar senha, o Safari irá colocar um ícone de chave na caixa de senha. A partir daí, você clica nesse campo, e em seguida, escolha “sugerir nova senha”. Assim o Safari vai compor uma senha forte e longa.

Se você quiser, você pode digitar uma senha própria. O navegador vai analisar e indicar se a senha é forte e segura suficiente.

Para que você entenda, o Safari cria senhas fortes com números e caracteres que não tenha nenhum significado. O importante é que o navegador grava sua senha, incluindo no iCloud, serviço de nuvem da Apple.

Infelizmente, outros navegadores como Internet Explore, Microsoft Edge, Mozilla Firefox não possuem recursos de geração de senhas.

Use gerenciador de senhas

O gerenciador de senhas faz o mesmo trabalho que os navegadores. Mas, ele vai além, pois pode ser utilizado tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

O gerenciador de senha armazena diversas informações de segurança com senhas, códigos, PIN de banco, etc. Ele é instalado como extensão do seu navegador. E todas as informações estarão protegidas por uma senha mestra.

Considerado o gerenciador mais seguro e tradicional, o LastPass pode ser adquirido tanto no IOS, quanto no Android.

Além disso, ele pode ser baixado e usado como extensão no navegador Chrome. Após instalar o gerenciador, vá até a barra de ferramentas e clique no botão de extensão. Escolha a opção “gerar senha de segurança”, para você criar uma senha máster. ATENÇÃO: esse ó único código que você vai precisar saber, pois o gerenciador LastPass irá lembrar de todas as outras.

Como dito anteriormente, você pode gerar uma senha diferente para cada site ou rede social, que esse gerenciador grava todas e lembra.

Além do LastPass, há outros gerenciadores como 1Password, Keeper, Dashlane. Todos eles estão disponíveis para Chrome, Android e IOS.

Habilite a autenticação de dois fatores

Esse recurso aumenta a segurança dos seus códigos, embora não seja infalível. Portanto, é recomendável habilitar a autenticação de dois fatores na maioria das contas que você puder.

Mesmo que alguém descubra seu código de usuário e senha, não terá acesso ao código adicional que é enviado para o seu telefone geralmente.

A maioria dos serviços e aplicativos como Instagram, Apple, Twitter, Facebook e Gmail usam a autenticação de dois fatores.

Outras Dicas

Seja utilizando as ferramentas, seja usando gerenciador de senha, é importante que você proteja seu computador com um código.

Também insira uma senha de bloqueio de tela nos seus dispositivos móveis. As senhas de acesso aos desktops, notebooks precisam se complexa e longas. Anote em algum lugar.

Todas essas opções acima são fundamentais para você investir algumas horas para colocar todas as suas contas em ordem.

Seja nos dispositivos móveis ou computadores, é fundamental criar senhas fortes para evitar dores de cabeça.

Gostou? Compartilhe ;)