Testar a velocidade da internet inclui a medição da velocidade de vários elementos/testes: latência, upload e download.

Além disso, os diferentes testes de velocidade fornecem o nome da sua operadora contratada como Vivo, GVT, Net Virtua, Speedy, Claro, Velox, Tim, Copel, entre outras.

Quando os testes realizam a medição, eles não levam em consideração qual tipo de conexão que o consumidor tem: 3G, internet discada, 4G, Wi-Fi, ADSL, cabo, banda larga, fibra, etc.

Os testes também verificam o IP do seu computador ou notebook e identificam o seu endereço.

O que é medido?

 

Teste de latência

Esse teste informa o atraso de tempo entre dados de entrada e saída. Esse atraso, em geral, é mínimo pois se baseia em milésimos de segundos. No entanto, essa medição pode ajudar a identificar alguns problemas e a melhorar a velocidade da internet.

 

Teste de Upload

Esse teste calcula a velocidade de envio de arquivos para outros computadores, por exemplo, anexos de e-mails, envio de arquivos para nuvens, etc.

 

Teste de Download

A medição da velocidade do download é a principal informação do teste de velocidade da internet. Esse teste representa se a sua conexão está rápida para baixar coisas da internet. Esse número deve ser o mais próximo da velocidade contratada junto a sua operadora.

Por exemplo, se você tem contratado um plano de 30Mbps e esse teste apontou que a velocidade de download está entre 25Mbps e 30 Mbps, corresponde que sua conexão está boa.

 

Melhores programas para testar a velocidade da sua internet

 

Há muitos programas que testam a velocidade da sua internet. São bem projetados e simples e alguns têm funções extras. Confira os melhores:

 

Brasil Banda Larga

 

Oferecido pela Entidade Aferidora da Qualidade – EAQ, o programa mede a qualidade tanto da conexão de banda larga móvel quanto fixa. O usuário tem acesso a todo histórico de medições.

O Brasil Banda Larga avalia a velocidade da internet de banda larga das seguintes operadoras: Vivo, Sky, Sercomtel, Oi, Net, Live, Tim, GVT, Embratel, Cabo e Algar Telecom.

 

Network Speed Test

 

Aplicativo do Windows 10, fornece leituras precisas sobre a rapidez da conexão da Internet. Embora seja muitos simples e facilmente encontrado no Windows Store, o programa não apresenta causas do não funcionando do Wi-fi.

 

Lan Speed Test

 

Programa projetado para medir a velocidade da internet com fio e Wireless (LANs). Funciona para os sistemas: MacOS e Windows. O programa é confuso para iniciantes, pois tem muitas informações. Os testes de velocidade são precisos.

 

Speedtest da Ookla

 

Programa muito popular por conta da sua precisão e simplicidade. Embora não atenda o padrão alto dos serviços atuais da Web, o programa é simples e executa testes de upload, download e estatísticas sobre perda de pacotes.

 

NetSpot

 

Considerado por muitos, o melhor programa para testar a velocidade da internet. Ele oferece uma análise ampla e apresenta soluções de problemas para Windows e MacOS.

O NetSpot alinha as necessidades tanto de usuários iniciantes quanto de profissionais. A interface é moderna e as características autoexplicativas. É de fácil uso, extremamente confiável e possui ótimo suporte e extensos recursos.

 

Fast

 

Programa da Netflix, o Fast é extremamente fácil e totalmente online. Não há necessidade de baixar o programa. Com visual simplificado, o Fast apresenta as taxas de download, upload e latência.

Além disso, o programa apresenta o IP do computador e o ping (comando que testa se a rede está ativa) até os servidores da empresa.

O Fast também pode ser configurado para mostrar todas as métricas e determinar o número de conexões paralelas.

 

Por que testar a velocidade da sua internet?

 

O principal motivo para testar a velocidade da sua internet é comprovar se o seu provedor realmente está oferecendo a quantidade de conexão contratada.

Mesmo que sua conexão de internet sofra algumas interferências como de compartilhamentos, horários, chuva, raios, ou redes vizinhas, a velocidade não deve oscilar bruscamente.

Caso isso aconteça, é possível que alguns fatores estejam ocorrendo para reduzir a velocidade, como posição de roteador, etc.

 

Fatores que reduzem a velocidade da internet

 

Quando seu Wi-fi está muito mais lento do que o normal, pode ser que alguns desses fatores abaixo estejam reduzindo a velocidade da sua internet:

  • Roteador em local e posição ruim;
  • Uso de dispositivos Bluetooth no espaço;
  • Uso de antenas fracas e numa altura baixa;
  • Utilização de eletrodomésticos na rede sem filtro;
  • Uso de firmware velho;
  • Uso de dispositivo muito distante do roteador;
  • Vidros, portas e janelas;
  • Uso de mesmos canais dos vizinhos;
  • Não inserir senha no Wi-fi.

Como aumentar a velocidade do Wi-fi

 

Quanto mais fraco tiver o sinal, mais devagar será internet Wi-Fi. Uma das razões citadas acima é a posição do roteador. Quando colocado perto de aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, o sinal do roteador enfraquece.

O programa NetSpot ajuda a encontrar o local ideal para você colocar seu roteador e com isso aumentar a velocidade do Wi-fi.

Além disso, o programa sinaliza quais os canais em sua região são mais movimentados. Evite os canais com alto tráfego, eles reduzem a internet Wi-fi.

No caso, de todos os canais estarem ocupados igualmente, mude para um canal com frequência de 5 GHz sem fio.

Além disso, siga as dicas abaixo para ampliar o sinal da internet wi-fi:

  1. Proteja sua rede contra ladrões de sinal.
  2. Instale um repetidor. Isso vai aumentar o alcance do sinal.
  3. Atente-se a programas e aplicativos que comprometem o sinal.
  4. Mantenha os aparelhos atualizados.
  5. Reinicie o roteador frequentemente.

Na Login Informática, você encontra modems, roteadores, repetidores de sinal, entre outros acessórios de redes. Confira!

 

Gostou? Compartilhe ;)