É comum sofrer com a capacidade de armazenamento dos Smartphones. A partir do momento que você baixa aplicativos, salva músicas e vídeos e tira fotos, o armazenamento reduz cada vez mais. Mas você sabia que é possível salvar suas fotos diretamente no cartão SD?

Sim. É possível. O Cartão SD é uma excelente opção para quem deseja economizar memória do seu aparelho, como também de serviços de armazenamento na nuvem como DropBox, Box.com, Mega.nz e Google Drive.

Como usar o cartão SD nos Smartphones

A utilização do cartão SD pode ser feita em qualquer Smartphone Android com um slot para cartão microSD. Embora haja diferenças das marcas de telefone e versões do Android, o processo de configuração não é tão complicado.

Em primeiro lugar, descubra qual versão de Android, seu Smartphone tem em essa informação. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Acesse as configurações do telefone;
  • Clique na seção “Sobre” do seu dispositivo;
  • Verifique o número da versão;

Cada número é referente a um modelo de Android. Portanto para você saber como utilizar o cartão SD no seu telefone, você precisa conhecer as versões, que são:

Versão 4.0 – Android KitKat

Versão 5.0 – Android Lollipop

Versão 6.0 – Android Marshmallow

Versão 7.0 – Android Nougat

Baixe o aplicativo Câmera MX

Independentemente da versão de Android que seu Smartphone possui, é fundamental que você baixe o aplicativo Câmera MX. É um App de fotografia com diversas funções como efeitos, molduras, filtros, entre outros, e está disponível tanto para Android quanto IOS.

Esse App também permite a edição e gerenciamento de fotos por meio do Media Manager, nele é possível ajustar luz, contraste, brilho, etc.

Para alterar o local de armazenamento para o cartão SD das fotos do aplicativo Câmera MX, siga os passos abaixo:

    • Abra o App;
    • Segure seu Smartphone no modo paisagem;
    • Clique no ícone com 3 pontos no canto esquerdo superior da tela;
    • Clique no ícone de engrenagem no canto;
    • Entre na tela das configurações da câmera;
  • Encontre a opção “Local de armazenamento individual” e clique nela;
  • Acesse a opção de uso do cartão de memória. Caso seja necessário dar alguma permissão, clique em “Permitir”.
  • Clique na opção “Selecionar local de armazenamento”;
  • Escolha a opção Cartão SD.

A partir daí, suas fotos serão armazenadas diretamente dentro do cartão SD.

Como salvar fotos no cartão SD com Android 4.0

O Android 4.0 ou KitKat não é muito fã do cartão SD. As fotos são salvas por padrão na memória interna. E não é fácil alterar o local de salvamento.

No entanto, com o App Câmera MX, é possível substituir as preferências do Android 4.0 pela do aplicativo. Para fazer essa alteração, siga as instruções dadas acima.

Como salvar fotos no cartão SD com Android 5.0

Para salvar suas fotos com o Android 5.0 ou Lollipop, basta que Smartphone tenha um aplicativo de câmera com uma API. Nele, o usuário faz uso das novas permissões para armazenas suas fotos.

Caso sua câmera padrão não permita salvar o cartão SD, baixe o aplicativo Camara MX.

Como salvar fotos no cartão SD com Android 6.0

Já para os Smartphones 6.0 ou Marshmallow, siga as instruções abaixo:

  • Insira o cartão SD no seu telefone;
  • Abra o aplicativo da câmera;
  • Ao aparecer uma mensagem se você deseja mudar a localização do armazenamento para o cartão SD, clique em sim.

A partir daí, todas as imagens serão armazenadas na memória externa do seu telefone.

Caso a mensagem não apareça, você pode efetuar a configuração de forma manual. Para isso, clique nas configurações da câmera, escolha a opção armazenamento e selecione o cartão SD.

Nessa versão, você ainda tem a opção de formatar seu cartão de memória como armazenamento interno. Dessa forma, suas imagens vão ser armazenadas automaticamente.

Mas cuidado!!! Ao fazer esse procedimento, o cartão SD vai funcionar somente no Smartphone que você o formatou e não vai ser possível o reconhecimento do mesmo em nenhum outro dispositivo. Para transferir seus arquivos de forma manual, você vai precisar conectar seu Smartphone a um computador via USB.

Como salvar fotos no cartão SD com Android 7.0

Os usuários que possuem Smartphone com Android 7.0 ou Nougat podem salvar suas fotos diretamente no cartão microSD, no lugar do armazenamento interno.

Para habilitar essa função, há duas formas:

A primeira é inserir o cartão MicroSD, abrir o aplicativo padrão da câmera e alterar as configurações de armazenamento para o cartão SD.

Já a segunda maneira, é selecionar o cartão de memória no menu de configurações do app da câmera como armazenamento de foto preferido. Para isso, acesse as configurações da câmera, encontre opções de armazenamento e clique na opção do cartão SD.

Como salvar fotos em demais versões

Caso a versão do Android do seu Smartphone não foi descrita nesse artigo, ainda é possível salvar suas fotos no cartão SD. Há vários aplicativos de câmera como o MX na Play Store para você baixar.

Para os usuários que possuem um Android personalizado pelos fabricantes, você alterar o armazenamento de forma manual, após inserir o cartão SD diretamente no aplicativo da câmera.

Além disso, fabricantes como Motorola e ASUS adotam o formato armazenamento adotável, em que o cartão SD está integrado ao armazenamento interno e funciona como parte do aparelho. Isso permite que todos os arquivos, imagens, fotos e até aplicativos sejam guardados no cartão SD.

Mas lembre-se, ao utilizar esse formato, tudo do seu Smartphone que for interno vai ser armazenado no cartão SD, incluindo fotos, aplicativos, contatos, etc.

Quer ter mais memória no seu Smartphone? Adquira um cartão SD na Loja da Login e garanta suas fotos.

 

Gostou? Compartilhe ;)