Não tem jeito. Quando o assunto é tecnologia e, principalmente, sistemas operacionais de celulares, sempre surge aquela dúvida: Android ou iOS: qual é o melhor? No entanto, responder essa pergunta não é tão simples. Isso porque, o melhor sistema para você vai depender dos seus objetivos com o celular.

Em alguns aspectos, o sistema da Apple se mostrará superior. Em contrapartida, há casos em que é melhor ter um Android — sistema operacional para mobiles do Google, que opera em telefones Samsung, Motorola, entre outros. Portanto, antes de optar pelo seu, é importante analisar as características de cada um.

Para te ajudar, a Login preparou este artigo com todas as dicas que você precisa saber na hora de escolher entre Android ou iOS. Continue acompanhando.

Android ou iOS: qual escolher?

Mais importante do que responder sobre escolher Android ou iOS, é responder: qual é o meu objetivo com o smartphone? Isso porque, dependendo da sua resposta, o melhor sistema operacional também irá variar. A seguir, listamos as principais características de cada um dos sistemas.

Segurança

Se segurança é um item primordial na hora de escolher o seu aparelho, então o iOS sai na frente. Afinal, depois do design, segurança é uma das marcas registradas da Apple. Isso porque a empresa sempre se preocupou em se precaver contra possíveis invasões e acessos indevidos ao celular.

Já o Android, por ser um sistema mais aberto e menos restrito, fica mais exposto às inseguranças. No entanto, não há muito com o que se preocupar. Nada que um bom antivírus não proteja.

Custo

O custo, sem dúvidas, é um dos principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher entre Android ou iOS. Afinal, o sistema da Apple está disponível apenas para iPhones e iPads — aparelhos com custos iniciais elevados.

O Android, por sua vez, está disponível em uma grande variedade de aparelhos. Dessa forma, fica mais fácil encontrar um smartphone com valores que caibam no seu bolso. Sendo assim, no quesito custo, o sistema operacional do Google sai na frente.

Aplicativos

A Play Store — loja de aplicativos do Android — conta com quase um milhão a mais de aplicativos do que a App Store. Portanto, na guerra entre Android ou iOS, no quesito variedade de aplicativos, o sistema da Google leva. No entanto, a maioria dos principais aplicativos estão disponíveis para os dois sistemas.

Além disso, no Android é possível encontrar mais aplicativos gratuitos, enquanto no iOS, uma boa parte é paga. Apesar disso, no sistema oferecido pelo Google, os aplicativos costumam ser menos complexos do que os aplicativos do sistema da Apple.

Estabilidade

Outra marca registrada e, talvez uma das maiores vantagens do iOS em relação ao Android é a estabilidade. Uma das bandeiras que os Apple fans mais levantam é o fato do aparelho praticamente nunca travar. E é fato. É com certa raridade que iPhones, iPads e outros dispositivos Apple apresentam instabilidade.

Essa estabilidade é devido ao fato da Apple controlar completamente o hardware da plataforma. Dessa forma, a empresa possui completo controle sobre os aplicativos desenvolvidos e lançados na Apple Store. Portanto, facilita para os desenvolvedores lançarem aplicativos com programações que impedem falhas.

Como você viu, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher entre Android ou iOS. Continue acompanhando o nosso blog, que sempre trazemos as principais notícias, dicas e novidades sobre tecnologia.

Na hora de escolher o seu aparelho, venha na Login, temos as melhores opções para você.

 

Gostou? Compartilhe ;)