Para quem está em busca de laptops para o dia a dia, incluindo atividades profissionais, a pergunta “qual notebook é melhor para trabalhar?” entre as marcas Dell e Acer, pode ser respondida com algumas considerações. Vamos a elas.

É bom começar com algumas informações sobre as marcas. A Acer é uma empresa com sede em Taiwan. Ela foi inaugurada em 1976 e foi a primeira empresa de Taiwan que se tornou uma multinacional.

É a terceira maior fabricante de computadores do mundo e perde apenas para a ASUS em Taiwan. Trabalha com desktops, laptops, servidores, periféricos e soluções diversas para instituições de grande porte e usuários individuais.

Em 2011 a empresa liderou as vendas de notebooks no Brasil pelo segundo ano seguido. Na América Latina, ela é vice-líder de vendas atualmente.

A Dell tem origem americana e está entre as 30 maiores empresas dos EUA em termos de venda. A empresa tem fábrica no Brasil, em dois estados: Rio Grande do Sul e São Paulo. Ela foi fundada em 1984 no Texas.

Os computadores com processador Intel Core i3 são frequentemente escolhidos por quem procura um desempenho confiável no cotidiano e também não querem gastar muito na aquisição.

Essa CPU está presente nas versões dos laptops Acer Aspire ES (1-572-3562) e Dell Inspiron 15 5000 (5566). Ambos têm especificações similares. Têm 4GB de memória RAM, Windows 10 e valores que giram em torno dos R$ 2 mil.

Essas semelhanças podem confundir o consumidor na hora da compra. Por isso é interessante saber quais são as diferenças e detalhes exclusivos que cada marca oferece.

Qual notebook é melhor para trabalhar: designs

Notebook para Designers

Os notebooks da Dell e Acer não apresentam muitas diferenças no design. O Inspiron tem medidas 38 x 2,3 x 26 cm e pesa 2,1 kg. Já o modelo da Acer tem 38 x 2,4 x 2,5 cm e 2,4 kg. São laptops grandes e não são os modelos mais leves disponíveis no mercado.

Porém, para quem pensa em transportar o equipamento numa mochila, essas medidas não atrapalham. Ambos estão disponíveis na cor preta e têm corpo resistente, apresentando a logo da fabricante de forma discreta na tampa, atrás da tela.

Tela

Nas versões citadas, que têm o processador Intel Core i3, as telas de LED também são similares. São telas de 15,6 polegadas e resolução HD de 1366 x 768. Como boa parte das mídias disponíveis já atinge qualidade 4K, a qualidade das telas de ambos poderia ser um pouco melhor. No geral, a visualização é bastante confortável.

Alguns vídeos não terão todo o seu potencial atingido por causa dessa resolução. O modelo da Acer tem tecnologia de otimização BluelightShield, com 2 níveis de resolução das emissões de luz azul. Isso tem a intenção de evitar que os olhos fiquem cansados.

O modelo da Dell oferece a tecnologia TrueColor, com fidelidade e vivacidade de tons. É possível ajustar temperatura e tom das imagens.

Conexão e desempenho

Ambos os modelos da Dell e Acer são da 6ª geração, com 2.0 GHz. O Intel Core i3 aliado à memória RAM de 4GB prometem um desempenho muito bom para atividades do dia. Porém, quem quer rodar jogos pesados ou programas mais avançados deve pensar duas vezes antes de adquirir esses modelos.

Quanto ao armazenamento, a Acer oferece uma melhor qualidade com seu Aspire. O HD tem o dobro de capacidade do Inspiron da Dell: 1 TB contra 500 GB. Ou seja, a Acer oferece mais espaço para arquivos e programas, dispensando unidades de armazenamento externas por um bom tempo.

Áudio e vídeo

Notebook editor audio e video

Os dois modelos oferecem dois alto-falantes para reproduzir áudio, webcam em HD e conexão para cabo HDMI. O modelo Dell sai na frente ao oferecer três portas USB, enquanto o modelo da Acer tem apenas duas portas USB.

O Inspirion da Dell também ganha pontos por ter porta para cartões de memória. O modelo da Acer não tem esse item. Quanto à duração da bateria, novamente a Dell é mais vantajosa: ela promete 9h de autonomia, contra 6h da Acer. Microfone, fones de ouvido, bluetooth e wi-fi estão presentes em ambos os equipamentos.

Garantia e suporte

Suporte

Ambas as marcas oferecem um ano de garantia para notebooks. É um período considerado satisfatório, quando defeitos de fábrica podem ser reparados sem custos adicionais para o proprietário.

Atendimento online, solicitação de reparos, download de drivers e manuais estão disponíveis nos sites de ambas as empresas.

O valor de compra do modelo da Acer é sensivelmente mais baixo que o da Dell, mas ambos ficam em torno dos R$ 2 mil. Para quem prefere focalizar no armazenamento, o modelo da Acer é mais vantajoso.

Para quem tem mais interesse em durabilidade da bateria e características da placa gráfica, o modelo da Dell é mais interessante.

Agora que você entende melhor a diferença e semelhança entre dois modelos mais acessíveis da Dell e Acer, já pode entrar em contato com a gente e saber mais sobre esses e outros produtos.

Gostou? Compartilhe ;)