O Windows 10 é o sistema operacional utilizado por aproximadamente 300 milhões de usuários no mundo. E cada uma dessas pessoas fica logada pelo menos três horas e meia por dia. Essa estatística foi divulgada por Yusuf Mehdi, VP de dispositivos na Microsoft.

A gigante da tecnologia divulgou esse a nova atualização do Windows 10, disponível apenas para algumas pessoas, que promete superar com excelência a sua antecessora. Conhecida como “Creators Update”, a nova versão do sistema operacional já mostra a que veio logo nos primeiros momentos de uso.

Nós da Login, vamos apresentar agora para você os 8 principais recursos dessa nova versão, que vem conquistando cada vez mais adeptos. Uma das atualizações mais poderosas da empresa, entenda o motivo.

Recursos importantes do Windows 10

Fácil acesso às configurações

8 recursos poderosos do Windows 10

Nós percebíamos um grande número de reclamações do usuário do Windows 8, e a Microsoft parece ter aprendido a sua lição. A prova disso é a sua preocupação constante em oferecer para as pessoas interface cada vez mais amigável, e ao mesmo tempo minimalista.

Com o Windows 10, é possível acessar até mesmo funções mais complexas, sem precisar consultar a todo o momento o painel de controle. Na prática, enquanto o Windows 8 exigia conhecimentos específicos, com o Windows 10, tudo o que um usuário mediano deseja fazer, fica logo disponível na nova interface. Isso garante uma unificação visualmente e também de coerência.

Um exemplo prático acontece com a função Bluetooth e outros dispositivos. Os usuários do Windows 10 conseguem encontrar com muito mais facilidade menus e botões, que nas versões anteriores se mantinham mais “escondidos”.

Facilidade na liberação de espaço no disco

Uma característica cada vez mais marcante quando se fala no sistema operacional Windows é que ele vem se adaptando cada vez mais aos aparelhos móveis. Se por um lado essa característica é boa, por outro lado acarretava uma série de problemas com relação ao armazenamento, ele se tornava muito limitado para os usuários.

Vale ressaltar que nesse tipo de gadget, o espaço interno é muito menor que o de desktop. Para minimizar esse problema, o Windows 10 possui uma função que elimina automaticamente, e periodicamente, arquivos acumulados na lixeira.

O mesmo vale para arquivos que não são utilizados. Essa função é uma espécie de CCleaner automática. Essa nova ferramenta fica disponível na opção “armazenamento”.

Um novo menu

Recursos importantes do Windows 10

A última grande atualização do Windows 10 ocorreu em 2016, e ela também mexeu com o menu iniciar. Para escolher essa opção, o usuário precisava ter uma visão de uma lista de softwares encontrados na máquina, bem como uma visão dos blocos presentes nessa “nova” interface. Uma mudança que não foi bem vista por quem utiliza a ferramenta.

Pois bem, com o “Creators Update”, os usuários ganharam um novo menu. Dessa vez, cabe a pessoa escolher a melhor maneira de disponibilizar essa ferramenta no seu computador, ou seja, o menu passou a ser muito mais personalizado.

Nós explicamos, você é livre para programar o seu sistema, ele pode exibir ou omitir a sua lista de aplicativos. Se deseja ter outros itens expostos no seu menu iniciar, ou se prefere deixar as pastas recentemente abertas “por perto”, isso fica a seu critério. A personalização passa a ser a cereja do bolo desse quesito.

Sem barulhos de atualizações

Nós não queremos ser obrigados a nada, certo? Principalmente por seu computador, smartphone ou tablet. O antigo Windows 10 obrigava a todos a realizarem a sua atualização, e isso era algo bem criticado pelas pessoas.

Um dos problemas enfrentados era o fato de que era necessário parar o que estava sendo feito, e aguardar até que todo o processo tivesse sido concluído. O novo Windows 10 pensou nesse inconveniente, e agora contamos com o botão “Snooze”, uma espécie de soneca.

Isso significa que sempre que houver atualizações, você receberá três opções: reiniciar imediatamente, agendar um horário ou lembrar mais tarde. Ao ignorar essa mensagem, o sistema mostrará três dias depois, mas isso acaba dando maior poder de decisão para os usuários.

Suporte para DPIs mais avançados

Muitos notebooks já contam com o suporte necessário para o 4k, porém, alguns softwares mostram essas imagens ainda “borradas”. Os usuários do novo Windows 10 já possuem as ferramentas certas para deixar esse problema no passado.

Com o “Creators Update” basta apenas clicar com o botão direito do mouse (bem no ícone do software), e configurá-lo na aba “compatibilidade”. O passo seguinte é ativer o controle DPI.

Possibilidade de programar conexões tipo Ethernet como limitadas

Apesar dessa não ser uma funcionalidade nova (programar conexões como limitadas), antes só era possível nos hotspots Wi-Fi, com a atualização, essa função também pode ser aplicada em cabos Ethernet.

Isso faz com que o fluxo de dados considerados desnecessários sejam reduzidos. Quando conectado a uma internet com limites, o usuário acaba evita “desperdício”, com assuntos secundários.

Criação de avisos constantes com a Cortana

Cortana windows 10

Fica evidente o quanto a Cortana (um dos principais recursos do Windows) fica mais inteligente a cada nova atualização. Com o Windows 10, essa assistente pessoal começa a oferecer a opção de criar diversos lembretes, com espaços de tempo variados.

Mesmo que no primeiro momento pareça ser “algo comum”, essa ferramenta ajuda bastante quem precisa cumprir tarefas que tenham um intervalo muito grande. Como, por exemplo, algo que precisa ser feito uma vez ao ano, no mesmo período.

Bloqueio de aplicativos que estejam fora da Windows Store

Com o incentivo cada vez maior do uso mobile, essa ferramenta do novo Windows 10 é melhor percebida nesses aparelhos. Através dela, o usuário consegue impedir que seja feito qualquer download de aplicativos que não estejam dentro da loja do Windows.

Mas isso não significa que a função também não possa ser aproveitada no PC, ela é excelente para evitar que malwares sejam instalados no seu notebook ou computador de mesa.

Esses são alguns fatores que fazem com que a atualização do Windows 10 seja realmente uma das mais poderosas da empresa, levando em consideração os últimos lançamentos.

 

Gostou? Compartilhe ;)