Atualmente, há mais de 8 milhões de aplicações exclusivas e maliciosas para os smartphones. A presença de vírus nos celulares pode comprometer seu desempenho e roubar informações bancárias e pessoais. Então como saber se o seu aparelho foi contaminado? Confira 7 sinais que seu smartphone está com vírus. 

1. Superaquecimento

 

Quando você assiste algum vídeo pelo seu smartphone, é normal que ele esquente um pouco, mas logo em seguida, a temperatura do aparelho volta ao normal. 

Se o smartphone está esquentando sozinho e com frequência, é possível que ele esteja com um vírus. Nesse caso é importante verificar o que pode estar ocorrendo para que isso não venha lhe causar possíveis danos. 

2. Lentidão

 

Assim como acontece com os computadores, um dos principais sinais que seu smartphone está infectado por um vírus é a lentidão. O tipo de vírus que afeta o desempenho do seu aparelho vai causar lentidão para ligar e desligar, abrir aplicativos, reagir a um comando, tirar fotos, etc. 

3. Compras, aplicativos suspeitos e cobranças indevidas

 

Os hackers criminosos invadem à distância os smartphones, portanto, fique sempre atento!

Apareceu um novo aplicativo no seu celular? Serviços de assinatura estão sendo cobrados no seu cartão de crédito? Consumo de dados disparou num mês? São sinais claros que seu smartphone está com vírus. 

4. Bateria com pouca duração

 

Em geral, a bateria de um smartphone dura um dia, dependendo da quantidade de aplicativos que roda simultaneamente nele, no entanto, se  essa duração entre recarga e outra reduz bruscamente, é possível que seu smartphone esteja com vírus.

Os vírus consomem dados de maneira excessiva nos aparelhos. 

Além disso, se o celular começa a desligar sem mais nem menos, podem indicar que o seu equipamento seja infectado. 

5. Aplicativos com comportamento estranho

 

Se alguns aplicativos não completam um comando, outros enviam mensagens sozinhos, também é sinal que seu smartphone esteja com vírus. 

6. Propagandas e anúncios estranhos

 

Os anúncios que aparecem nos celulares referem-se a produtos de interesse do usuário. Se aparecer algum anúncio estranho durante a navegação, principalmente de conteúdo adulto, é sinal que seu aparelho pode estar infectado. 

Além disso, o aparecimento de propagandas em excesso, pode ser sinal de malwares. 

7. Ruído de fundo e aparência estranha

 

Se o seu smartphone está com uma aparência estranha com listras ou apresenta um ruído de fundo, é possível que o aparelho esteja com vírus. 

O que fazer se seu smartphone estiver infectado?

 

Percebeu que seu smartphone está apresentando alguns dos sinais acima, não se desespere. Você pode instalar um antivírus, mesmo depois que seu celular já esteja infectado. 

Com aplicativos de antivírus é possível identificar e eliminar as ameaças de forma imediata. 

Os principais antivírus para o sistema Android e IOS são:

  • Avira Mobile Security
  • Avast Mobile Security
  • AVL Pro Antivirus & Security
  • Lookout
  • Kaspersky Mobile Antivirus
  • McAfee Mobile Security
  • Norton Security and Antivirus

É importante manter o aplicativo sempre atualizado para que ele proteja seu smartphone constantemente e isso não venha lhe causar problemas futuros.

Gostou dessas dicas? Aproveite e conheça as novidades que temos em nossas lojas, temos várias opções de  smartphones!

Gostou? Compartilhe ;)