Quando você decidir comprar um notebook, deve conhecer os recursos do equipamento para escolher se está de acordo com suas necessidades e orçamento. Mas além de uma tela bonita e um leiaute, você precisa estar atento a algumas questões, para evitar arrependimentos na compra. Nesse artigo, confira 7 erros que você não deve cometer ao comprar um notebook.

Erro 1 – Ignorar compatibilidade e portas

 

Antes de adquirir seu notebook, verifique a quantidade de portas e suas compatibilidades. Se você precisa de leitor de cartão SD, USB, HDMI, PS2, você deve procurar um equipamento que atenda às suas necessidades.  

Erro 2 – Comprar o notebook mais barato

 

Há diversos notebooks no mercado com baixo custo. Isso não quer dizer que terá todos os recursos que você precisa. 

Notebooks com processadores e sistemas mais potentes para executar vários aplicativos, em geral são mais caros. 

Não pense somente no preço. Encontre modelos de notebook que vão atender às suas necessidades e faça um comparativo de orçamento.

Erro 3 – Achar que um 2 em 1 é o mesmo que um notebook

 

Notebooks e laptops 2 em 1 são equipamentos completamente distintos. O laptop ou tablet 2 em 1 é muito restrito quanto a execução de sistemas ou aplicativos mais complexos e até mesmo navegação mais rápida. 

Não é porque o 2 em 1 possui uma tela e um teclado que ele pode executar as mesmas tarefas do que um notebook. Não faça suposição do que o equipamento pode ou não fazer. 

Erro 4 – Pensar que tamanho não faz diferença

 

Quando se tratar de notebook, o tamanho é importante sim. Quanto maior o tamanho da tela, menor será a chance de portabilidade. Em compensação, a experiência com a visualização será muito melhor. 

Para o usurário que viajar muito, o ultrabook é uma ótima opção. Se você deseja um notebook padrão, a tela deverá ter entre 13,3 ou 14 polegadas. 

Se o usuário utiliza seu notebook em casa ou no escritório, é importante considerar um modelo de 15,6 polegadas. 

Erro 5 – Optar por uma resolução maior

 

Um notebook com tela 4k é espetacular do ponto de vista visual, mas é realmente necessária? Se você for um fã de games, o investimento vale a pena. 

Um notebook com tela 4k terá um grande impacto na sua bateria. Portanto, no geral, é recomendável um notebook com tela 1080p. Você vai economizar em dinheiro e bateria.

Erro 6 – Escolher o mais caro

 

Os notebooks mais caros possuem hardware e recursos de última geração. Do mesmo modo que comprar um notebook mais barato pode ser inútil, dependendo da sua necessidade. Comprar um notebook muito caro acima de 6 mil reais, com 4 TB de armazenamento, pode ser uma boa escolha, mas depende da necessidade do usuário. 

Erro 7 – Tornar obcecado por uma única especificação

 

É importante ter em mente uma base de especificações que você deseja para seu notebook. Mas não fique obcecado, nem maximize as especificações. Evite ficar empolgado em duplicar a memória, melhorar resolução, duração de bateria, velocidade do processador, etc.

Se você já tem um orçamento e sabe qual é a sua real necessidade para o notebook, certifique-se apenas que o notebook que você busca tenha o hardware ou recursos que você está precisando.

Antes de tomar sua decisão final, conheça os modelos de notebook que temos disponíveis aqui na Login. 

Gostou? Compartilhe ;)