Especialistas no setor apontam que a vida útil de um notebook varia de 3 a 5 anos. Esses equipamentos podem durar um bom tempo e depende da sua qualidade, e de como é usado. Algumas atitudes podem prolongar a vida dos notebooks, auxiliando na economia de dinheiro com consertos ou até mesmo trocas. Nesse artigo, confira 7 dicas para aumentar a vida útil de seu notebook.

 

Dica 1 – Ligar e desligar o notebook de forma correta

Pode até parecer inofensivo esse gesto, mas a longo prazo, ele pode reduzir a vida útil de seu notebook. 

Quando o notebook é desligado incorretamente, apertando o botão “power” diretamente e sem fechar todos os programas, componentes como cooler e bateria são desgastados. Com isso, a durabilidade do notebook vai ser reduzida. Fique atento que iremos continuar com mais dicas para aumentar a vida útil de seu notebook.

 

Dica 2 – Mantenha o notebook limpo

Acúmulo de poeira, farelos e outros tipos de sujeira podem danificar o funcionamento do notebook, por isso, é fundamental limpar o equipamento regularmente tanto externa, quanto internamente.

Na limpeza externa, você pode usar um pano limpo que não solta fiapos, com produtos de limpeza próprios para notebook e indicados pelo fabricante. Para realizar a limpeza de forma mais profunda, utilize escovas pequenas e mini aspiradores. 

Para realizar uma limpeza interna, é ideal solicitar o serviço técnico especializado.

 

Dica 3 – Não deixe o notebook superaquecer

Um dos maiores inimigos do seu notebook são as temperaturas altas. O superaquecimento pode acarretar danos irreversíveis ao seu equipamento. Colocar o notebook diretamente numa almofada, colo ou na cama podem bloquear as saídas de ar do sistema de ventilação do notebook. 

Quando o notebook é superaquecido, os componentes internos do aparelho podem sofrer estragos, reduzindo a vida útil do equipamento.

Em geral, as saídas de ar dos notebooks são localizadas nas laterais, portanto, é importante que nada bloqueie essas saídas.

Também é recomendável utilizar uma mesa com cooler para resfriar o sistema de ventilação.

 

Dica 4 – Gerencie a bateria

Deixar o seu notebook ligado o tempo inteiro na tomada pode prejudicar a bateria e causar superaquecimento. 

Especialistas sugerem que o ideal é carregar a bateria em até 80% e voltar a conectar o aparelho na energia, quando a bateria estiver em 20%, porém, outros técnicos recomendam recarregar o notebook 100% e depois utilizar o mesmo até a bateria se esgotar por completo.

Para aumentar a vida útil de seu notebook, é essencial verificar as recomendações dada pelo fabricante do aparelho.

 

Dica 5 – Instale antivírus

Malwares, spywares e outros tipos de vírus podem afetar diretamente o desempenho do seu notebook, inclusive danificando alguns componentes. Portanto, é importante instalar um antivírus no equipamento, de forma que mantenha o sempre atualizado para garantir uma proteção mais eficiente. 

Com antivírus de qualidade e atualizado, provavelmente seu notebook terá maior durabilidade. 

 

Dica 6 – Mantenha o sistema atualizado

A atualização constante de programas e do sistema operacional são fundamentais para evitar vulnerabilidades desnecessárias ao notebook, que podem afetar a vida útil do seu equipamento.

 

Dica 7 – Desinstale programas não utilizados

Para liberar espaço na memória RAM e no HD e melhorar o desempenho do seu equipamento, é importante desinstalar programas não utilizados. 

Como o desgaste será menor, vai influenciar diretamente na vida útil do seu notebook.

Gostou dessas dicas para aumentar a vida útil de seu notebook? Conheça nossos modelos de notebook!

Gostou? Compartilhe ;)