Uma boa internet sem fio precisa ter boa velocidade e bom alcance, concorda comigo? Leia este artigo até o final! Te darei dicas de como melhorar o sinal da internet sem fio e alcance também!

Tempo de leitura: 5 minutos.

Você vai ler sobre: Dicas de posicionamento de roteador, cuidados com segurança e privacidade da rede, explicação sobre o que a operadora pode oferecer, repetidor de Wi-Fi e sugestão de compras.

1.    Preste atenção ao local em que está o roteador!

Muitas vezes, a qualidade do sinal e o alcance são prejudicados porque o roteador está mal posicionado! Coloque-o de preferência em um lugar mais alto.

Estando em um lugar mais alto, se torna mais fácil o sinal se expandir. Se você tiver na dúvida, “poxa, como vou me lembrar onde deve ficar o roteador, em cima ou embaixo?”.

Acontece né? Você entende a informação, mas no momento, não tem de memória qual a posição ideal, mas precisa tomar a decisão logo. Lembre-se de onde ficam os satélites: em cima ou embaixo? Faça essa alusão! Dessa forma, não há como esquecer.

Em cima, o sinal sofre menos interferências, mas preste atenção: veja se alguns móveis estão ao redor. Obstáculos podem dificultar a chegada do sinal a outras áreas da casa.

Telefones sem fio e micro-ondas próximos também podem interferir. De preferência, deixe o roteador na área da casa onde mais se usa o sinal de wi-fi. Como a sala, por exemplo.

2. Cuide da segurança e privacidade da sua rede!

Os cuidados com a segurança valem para tudo! Não só para melhorar o sinal da internet sem fio, mas para o computador como um todo.

Um computador com vírus tende a ser mais lento. Ou seja, o problema pode não estar no modem ou roteador.

Além de atualizar antivírus e antispyware, te recomendo criar uma senha de segurança difícil e atualizá-la periodicamente! Cuide bem de seu lar e de seu sinal. Ele é seu e você paga por isso!

3. Confira o que a operadora te entrega!

Quem te disponibiliza o sinal de wi-fi é a operadora. Fique atento aos planos oferecidos! Tire todas as dúvidas possíveis lendo com atenção a descrição do plano e pelo menos passe o olho no contrato.

A velocidade da sua internet indicada pelo plano não significa que sempre sua internet terá essa velocidade. Para aumentar o alcance da internet sem fio, talvez você não precise da operadora, como te explicarei mais adiante!

Porém, se tratando de qualidade de wi-fi, mais especificamente velocidade da internet, saiba que até seu computador pode influenciar! A responsabilidade não é toda da operadora.

Há fatores, como a distância do servidor que você acessa, que influenciam na velocidade da internet. Portanto, antes de reclamar com a operadora, se certifique de seus direitos e do que ela te ofereceu!

4. Para melhorar o sinal da internet sem fio tenha um repetidor

Como te prometi no item anterior, vou te explicar algo que vai aumentar o alcance da internet sem fio sem precisar da operadora. Os repetidores são aparelhos que replicam o sinal, ou seja, aumentam seu alcance!

É ideal para você que tem uma empresa com dimensões grandes, ou até mesmo para sua casa ou apartamento, se forem grandes.

Pode não ser a solução de todos os problemas, mas é uma ajuda e tanto! Bom, no próximo item, te explicarei porque o repetidor pode não ser a “solução de todos os problemas”.

5. Compre aparelhos mais potentes para melhorar o sinal da internet sem fio!

Bom, os aparelhos ficam defasados com o tempo, naturalmente. Podem não chegar a estragar, mas podem deixar de corresponder com as suas expectativas. Nesse caso, talvez você precise de um modem e roteador mais potentes!

As operadoras até oferecem aparelhos para os clientes. Mas você também pode dar seus pulos para melhorar sinal da internet sem fio, não é verdade? Além de aumentar o alcance da internet sem fio.

Que bom que você chegou ao final do texto! Certamente, você tem mais questionamentos sobre o tema que precisam ser esclarecidos, não é verdade? Então, saiba como melhorar o sinal da internet sem fio com um de nossos consultores! Clique aqui para conversar com nossa equipe!

Gostou? Compartilhe ;)